Cortejo

Balada das Bandas Escolares encerra a semana de Pelotas

Apresentação precisou ser transferida para este sábado em função de mau tempo da semana passada

Paulo Rossi -

Mais de 300 alunos da rede municipal deram um verdadeiro espetáculo na tarde deste sábado no centro de Pelotas. Reunidos por escolas para homenagear os 206 anos de Pelotas, as músicas chamaram a atenção de quem transitava entre o Mercado Central e a Praça Coronel Pedro Osório, por onde passaram todos uniformizados e encantando a comunidade. Com o sábado ensolarado e com temperatura de 25ºC, a música atraiu quem resolveu aproveitar o final de semana no centro da cidade.

Já na concentração, no entorno da Fonte das Nereidas, cada banda ensaiava suas músicas. Na banda da escola João da Silva Silveira, no Monte Bonito, a escolha do repertório contou com a ajuda dos integrantes da banda, que ensaia e se reúne semanalmente. São adolescentes entre 12 e 13 anos num grupo de mais de 30 músicos. Alunos que participavam e passaram para o ensino médio de outra escola também continuam na banda, por vontade própria, conta o professor Tarcísio San Martins, professor de música no colégio. “Este é o primeiro ano com alunos que já saíram da nossa escola. Eles queriam continuar e conseguimos conciliar os horários”, conta o professor. Se a apresentação é em horário de aula na outra escola, eles são liberados com um atestado para tocar.

Com 13 anos, João Vitor Lameirão já toca mais de quatro instrumentos. Todos ele aprendeu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Lourdes, no Fragata. Ele é ativo na banda desde quando tinha 10 anos, quando começou as primeiras batidas. Na tarde deste sábado, tocava caixa. Mas também toca tarol, surdo, prato, escaleta e outros. Vestido com trajes de orquestras marciais escolares, a timidez era perdida quando começavam as primeiras batidas. “Estar e tocar na banda desperta na gente o interesse pela música. Quero aprender ainda muitos outros instrumentos”, revelou.

Cortejo
As bandas já saíram da Praça Coronel Pedro Osório tocando e caminhando em direção a rua Marechal Floriano, contornando pelo calçadão da Andrade Neves e retornando ao largo Edmar Fetter, do Mercado Central. A versão que mais agradou ao público que acompanhou o cortejo foi Despacito, tocada pela Escola Municipal de Ensino Fundamental João da Silva Silveira.

Escolas participantes

– Emef Independência
– Emef João da Silva Silveira
– Emef Coronel Alberto Rosa
– Emef Nossa Senhora de Lourdes
– Emef Márcio Dias
– Emef Balbino Mascarenhas
– Emef Luiz Augusto Assumpção

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

"Não tem como ficar calada", diz mãe de Marielle

Mega-Sena acumula e pode chegar a R$ 56 milhões Próximo

Mega-Sena acumula e pode chegar a R$ 56 milhões

Deixe seu comentário